Ayurveda & Nutrição

Ayurveda significa, em sânscrito, Conhecimento (veda) da vida (ayur). É um sistema médico científico, baseado em diretrizes clínicas, compilados em textos antigos, os Samhitas (os três básicos e fundamentais são Charaka Samhita, Sushruta Samhita e Astanga Hridayam) que passaram por constantes revisões, sendo atualizados ao longo do tempo. Praticado na vida diária por mais de cinco mil anos na Índia e região, o Ayurveda tem uma abordagem terapêutica segundo a qual o corpo humano é composto por cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra –, os quais compõem o organismo, os estados energéticos e emocionais e, em desequilíbrio, podem induzir o surgimento de doenças. Não há uma indicação de dieta vegetariana e sim um respeito e equilíbrio com todos os seres vivos e a natureza. Há nos Samhitas muitas indicações terapêuticas de animais, bovinos, aves de todos os tipos, répteis e assim por diante. Mas nele há orientações específicas de que esses animais a serem consumidos são oriundos de caça, alimentados de forma natural, o que não acontece muito hoje em dia. Há também a forte influência religiosa-cultural do hinduísmo, que prega o não consumo de carne bovina (a vaca é sagrada), e portanto, inserida nesse contexto social predominante, acaba não tendo muitas indicações e menções nos textos.

A alimentação de forma geral e o estilo de vida são pontos centrais da prática do Ayurveda e um dos seus primeiros princípios é que “a primeira farmácia está na cozinha”. Muito se estuda hoje no ocidente sobre a cúrcuma e o gengibre, por exemplo, que são elementos fundamentais como alimento e medicamento. Há uma lógica de uso fitoterápico específica, que atualmente vem se popularizando muito com a multiplicação dos estudos científicos modernos.

A dietoterapia ayurvédica é baseada na prevenção e na harmonia da saúde. Há, sem dúvida, intervenções nutricionais para adoecimentos ou desarmonias e seguem uma lógica que pode ser aplicada ou “traduzida” para hábitos e a flora e fauna nacional. Partindo do princípio de que no Brasil temos uma cultura e uma biodiversidade diferente da Índia, o conceito e teoria por trás das práticas devem ser entendidas e de alguma forma traduzidas para a aplicação na realidade local. Cada alimento tem uma característica, uma ação uma vez consumida e outra ao ser metabolizada e isto é amplamente estudado.


Busco sempre me atualizar e estudar Ayurveda, já fiz diversos cursos e uma formação como Terapeuta Ayurveda para complementar minha prática dentro do consultório.


Sugestões de leituras complementares

Livros da Laura Pires: www.laurapires.com

LAD, V. Ayurveda: A Ciência da Cura. Ground. São Paulo, SP: 1997.

Leitura científica: Shondelmyer, Kaitlyn et al. Ancient Thali Diet: Gut Microbiota, Immunity, and Health. The Yale journal of biology and medicine vol. 91,2 177-184. 28 Jun. 2018 (clique aqui para ler)